Notícias de Caraguatatuba
Home

Mais notícias, clique aqui...
 

Caraguá 17/04/2008 Vera Teixeira

População prestigia inauguração de Hipermercado em Caraguá
Fotos: Gianni D'Angelo

Inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 17, mais um empreendimento em Caraguá. A família Shibata abriu as portas de um hipermercado que é o primeiro “atacarejo”, com atacado e varejo do Litoral Norte.
A inauguração atraiu diversos consumidores e contou com a presença de autoridades, entre eles o prefeito José Pereira de Aguilar, que na ocasião esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, e o Padre Marcos, que abençoou o local.
 Além do hipermercado, com 14,5 mil metros de área construídos em um espaço de 25 mil metros e um amplo estacionamento e que gerou cerca de 350 empregos, o local ainda abriga anexos como farmácia, floricultura, banca de jornal, imobiliária, pet shop, lan house e chaveiro.
Na ocasião Aguilar ressaltou a importância dos investimentos que estão sendo feitos no município. “É importante os investimentos feitos pelas empresas que já estão aqui e também trazer mais investidores para o município, para que possamos gerar emprego e renda, com isso dar oportunidade para a pessoa que está a algum tempo a procura de trabalho a trabalhar e ter uma melhor qualidade de vida”, disse Aguilar.
Segundo o proprietário do restaurante, lanchonete e pizzaria Guaruça, Roberto Toti, que fica em um dos anexos, diversos outros empregos foram gerados com o empreendimento. “Só em meu restaurante devo empregar entre 18 a 25 pessoas”, afirmou Toti.
A Família Shibata é proprietária de cinco supermercados, cinco hipermercados e já se prepara para um novo investimento, na cidade de Bertioga receberá, que também será contemplada com um hipermercado.



Prefeito de Caraguá participa da inauguração do novo

Supermercado Shibata

Fotos crédito: Makoto Nomura


 O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esteve nesta terça-feira, dia 15, na cerimônia de inauguração do novo Supermercado Shibata.

Na ocasião, Aguilar esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar. O evento ainda contou com a participação de autoridades do município e convidados.

 


Caraguá 14/04/2008 Rosana Castro

Praça Dr. Mauro Fortes de Moraes comemora seu 1º aniversário com “Noite Cultural”
Foto: Gianni D'Angelo

O evento foi organizado pelo dr. Mauro Fortes de Moraes, que há 1 ano, no aniversário de Caraguá, foi homenageado pela prefeitura, que deu seu nome à área de lazer localizada no Massaguaçu

O aniversário de 151 anos de Caraguatatuba, que será comemorado no dia 20 de abril, já está dando à cidade um clima de festa, com as inaugurações e eventos, que tiveram início neste sábado, dia 12.
Um entre os eventos previstos para a programação de aniversário, foi a “Noite Cultural”, realizada na praça Dr. Mauro Fortes de Moraes, no Massaguaçu, em frente ao Balnenário Jardim Gardemar.
O evento, realizado pelo Dr. Mauro, foi em comemoração ao 1ºaniversário da praça, que foi inaugurada no ano passado, durante o aniversário da cidade, ocasião em que a prefeitura homenageou em vida o Dr Mauro Fortes de Moares, que reside na cidade há 28 anos, e foi no primeiro prédio construído na região do Massaguaçu.

Durante a noite cultural, houve apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes, e do coral 1° de Setembro, de Mogi das Cruzes. Estiveram presentes no local o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, dr. Mauro Fortes de Moares, que empresta seu nome à área de lazer do Massaguaçu, secretários municipais e demais autoridades, além de moradores do Jardim Gardemar e imediações.

Caraguá 11/04/2008 Vitor Miki

Na comemoração de seus 151 anos, Caraguá lembra da colônia nikkei

Intuito é homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil

A Prefeitura Municipal, juntamente com a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), programou diversas atrações culturais na cidade para celebrar o aniversário do município e os japoneses não ficaram de fora dessa comemoração.
No ano em que Caraguá completa 151 anos de sua emancipação político-administrativa, os nipônicos celebram o centenário de imigração em terras brasileiras e os 59 anos da colônia nikkei em Caraguatatuba.
As comemorações começam no dia 18 de abril, com a Palestra de Kiyoshi Harada, da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e organizador do livro “O Nikkei no Brasil”. O evento acontecerá a partir das 18h30, no auditório da FUNDACC.
Na data do aniversário de Caraguá, 20 de abril, às 9h, acontecerá a abertura da exposição “O Japão é Aqui”, no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) com cenários típicos japoneses, a réplica do navio Kasato Maru, objetos e vestimentas típicas japonesas.
Já em maio, no dia 20, às 19h30, acontecerá à palestra “A agricultura desenvolvida por colonos japoneses em Caraguá” – 1949 a 2008, com o engenheiro agrônomo Gilberto Kamiyama, na Videoteca Lúcio Braun.
Os eventos em comemoração ao centenário da imigração japonesa continuam em junho, nos dias 18 e 19, com a palestra “História da Cerâmica Japonesa com Arnaldo Akira”, historiador e artista plástico, às 18h30, também na Videoteca Lúcio Braun.
Toda as entradas são gratuitas.

 

Caraguá 14/04/2008 Vera Teixeira

Caraguá inaugura novo calçadão no aniversário da cidade
Fotos: Gianni D'Angelo

Em comemoração aos 151 anos de Caraguá, a população irá ganhar mais uma área de lazer. Será inaugurado no dia 20 de abril, às 10h, dia no aniversário da cidade, o Calçadão Joel de Oliveira. O espaço será mais uma opção de lazer para os moradores e turistas.
O local, que antigamente tinha um córrego sujo com mato, bichos e totalmente escuro, foi reurbanizado com canalização do córrego e pavimentação em mosaico.
O calçadão recebeu 8 bancos em ferro fundido, lixeiras, arborização e jardineiras de 1,5 m X 1 m. Também foi implantada no local uma vegetação lateral arborizada, play groud com gangorra, gira-gira, escorregador e balanço com três cadeiras.
De acordo com o arquiteto da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura, Caio Freire, a idéia foi transformar o espaço em uma área de lazer para atender toda a família. “O calçadão também terá uma ciclovia com, 2,6 m de largura e iluminação para dar mais segurança quem estiver no local”, disse Freire.
O arquiteto acrescentou ainda que em cada ponta do calçadão terá 5 bolas impedindo a entrada de automóveis. “O calçadão é dividido em dois trechos, sendo um da Avenida Anchieta até a rua Hostiano Sandevile e outro desta rua até a Miguel Varlez, no total serão 20 bolas, sendo que em cada ponta terão 5 bolas, pois o espaço prioriza o pedestre. O ciclista terá a ciclovia para trafegar,” completou Freire.
Com cerca de 200 metros de comprimento, o local estava totalmente abandonado. Desde o segundo semestre de 2007 foi iniciado os trabalhos, com a canalização do córrego. Também foi construída uma galeria de águas pluviais, para melhor vazão de água, o que evitará enchentes e a obra faz parte da revitalização da avenida Anchieta, que foi entregue à população no dia 22 de dezembro de 2007.

Caraguá 09/04/2008 Vera Teixeira

Semana Solidária de Caraguá terá início nesta segunda-feira

A ação solidária acontecerá de 14 a 19 de abril. A ação beneficiará a APAE de Caraguá e os asilos Vila Vicentina e Pro+Vida. O cliente ainda concorrerá a um aparelho de DVD

Uma ação solidária em benefício ao Fundo Social de Solidariedade acontecerá em Caraguatatuba de 14 a 19 de abril. A loja Himpacto, localizada no Caraguá Praia Shooping, realizará a “Semana Solidária” com o objetivo de contribuir com algumas entidades de assistências do município.
Na “Semana Solidária”, quem adquirir produtos na loja de qualquer quantia, a proprietária Edilaine Xavier doará uma calça jeans de fabricação própria para o Fundo Social. O cliente ainda receberá um cupom para participar de um sorteio de um aparelho de DVD.
         Segundo Edilaine, proprietária da loja, esta foi uma maneira encontrada para fazer um trabalho social e contribuir com entidades que ajudam as pessoas que necessitam. “No ano passado realizei uma ação parecida, só que ao invés de doar uma calça jeans para cada cliente que comprasse na loja, foi doado 5% do valor da compra de cada pessoa”, disse e completou que, “quero, com esta minha atitude, incentivar outros comerciantes a participarem ou promoverem ações sociais”, completou.
         De acordo com a diretora da Assistência Social, Cilce Fabrete, atitudes solidárias como essa são muito bem-vindas, pois as entidades sociais do município precisam de ajuda para continuar dando assistência às pessoas que precisam. Ela acrescentou ainda, que as calças jeans arrecadas serão repassadas para a APAE- – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; ACCC – Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba e para os asilos, Pro+Vida e Vila Vicentina. “Pedimos que as pessoas que desejam colaborar com o social, visite a loja Impacto no período de 14 a 19 de abril e adquira qualquer produto, com isso ajuda as entidades e ainda concorre ao sorteio de um aparelho de DVD”, finalizou. 

Caraguá 10/04/2008 – Rosana Castro

 
Sebrae de Caraguá abre inscrições para palestras sobre como vender melhor no Dia das Mães

No aniversário de Caraguatatuba, o Sebrae, em parceria com o Senac, dá um presente aos comerciantes. O pacote de palestras “Venda Melhor Dia das Mães” irá preparar desde já o comércio local para atender melhor o consumidor

O PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, de Caraguatatuba, ao fazer seu primeiro aniversário em abril, dá um presente aos comerciantes e funcionários deste segmento.
A unidade, que em Caraguá funciona com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SECAD – Secretaria de Administração, ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e AMEC – Associação Módulo de Educação e Cultura, firmou uma parceria com o SENAC – Serviço Nacional do Comércio, para oferecer aos comerciantes o pacote de palestras “Venda Melhor Dia das Mães”, que acontece entre 23 e 29 de abril na cidade.
O objetivo do programa é orientar lojistas e comerciários a aprimorar a gestão de sua empresa e impulsionar as vendas, principalmente nas datas comemorativas. Segundo explicou a agente de desenvolvimento do PAE, Cleonice Santos, as palestras serão gratuitas. “As capacitações, voltadas ao setor de comércio da cidade, acontecerão ainda no mês de abril, justamente para que no Dia das Mães, as lojas e outros segmentos do comércio estejam mais preparados para receber os clientes”, explicou.
A palestra “Como atrair clientes”, será realizada no dia 23 de abril (quarta-feira), às 19h00, na sede da Associação Comercial e terá como objetivo orientar sobre a melhor forma de divulgar a empresa destacando as principais estratégias e veículos mais adequados à micro e pequena empresa.
No dia 24, quinta-feira, também na sede da ACE, às 19h00, acontecerá a palestra “Prepare sua loja para vender mais”, com o intuito de orientar sobre como preparar a loja para aumentar as vendas no varejo, comportamento do consumidor e formas de apresentação dos produtos e promoções.
No dia 29 de abril (terça-feira), às 19h00 na Associação Comercial será realizada a última palestra do programa “Venda Melhor Dia das Mães”. A palestra “Como estimular suas vendas” apresentará aos participantes táticas de promoção de vendas acessíveis a empresas de qualquer porte, com demonstração de uso das principais técnicas de promoção para incrementar as vendas da empresa.
Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Posto de Atendimento ao Empreendedor, que fica no prédio da SECAD, na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro. Para mais informações ligue (12) 3897-8198 e 3897-8160. Participe!

 

Caraguá 09/04/2008 Vitor Miki

Serviços Públicos trabalha visando o aniversário da cidade

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba vem trabalhando para embelezar e dar mais comodidade aos munícipes, turistas e veranistas que estarão em Caraguá no dia 20 de abril.
Segundo Roberti Costa, secretário de Serviços Públicos, estão sendo realizadas capinas, roçadas e desassoreamento nos locais que serão inaugurados, durante a festividade dos 151 anos de Caraguatatuba.
Diversas inaugurações serão feitas no aniversário da cidade, como o Centro de Educação Infantil do Barranco Alto, a quadra poliesportiva na EMEF Antonia Antunes Arouca, o calçadão Joel de Oliveira, entre a avenida Miguel Varlez e rua Osvaldo Cruz e o banco de alimentos Maria Marques Burihan.
         Todos esses locais receberão uma limpeza geral para o dia da inauguração. Além dos citados, o prefeito José Pereira de Aguilar inaugurará também mais outras obras, além das festividades esportivas, shows musicais, teatro, feira artesanal, exposição, entre outros, que receberão cuidados especiais da Secretaria de Serviços Públicos nos próximos dias.
         Roberti Costa se mostrou preocupado com a chuva, que tem dificultado o trabalho de nivelamento nas ruas. “Esse mau tempo dificulta a nivelação das ruas que não são pavimentadas”, afirmou.
         O aniversário de Caraguá, comemorado no dia 20 de abril, coincide com o feriado de Tiradentes, dia 21. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, o município deverá receber mais de 120 mil pessoas durantes esses dias.

 

Caraguá 09/04/2008 Vera Teixeira

Prefeito de Caraguá recebe o Selo Prefeito Empreendedor do Sebrae

Prefeito aguilar vistoria obra do mercado municipal
Foto: Gianni D'Angelo
Fotógrafa do Sebrae durante visita em Caraguá
Foto: Gianni D'Angelo
Vistia ao Mercado
Foto:Gustavo Grunewald

O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, foi contemplado com o Selo Prefeito Empreendedor do SEBRAE. A premiação acontece nesta segunda-feira, dia 14, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença do governador do Estado, José Serra e autoridades.
O prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae 2007/2008 contou com a participação de 206 prefeituras paulistas inscritas e apenas 98, sendo 95 prefeituras e 3 sub-prefeituras, foram contempladas com o selo.
No dia do evento serão anunciados, dentre os finalistas, os três primeiros colocados e seis destaques para as categorias: Desburocratização e Desoneração Tributária; Sub-Prefeitura da Capital; Acesso ao Crédito; Compras Governamentais e Formalização e Lei Geral Municipal.
Após Caraguá ser inscrita, a Prefeitura enviou 10 trabalhos desenvolvidos em incentivo às micros e pequenas empresas: Desenvolvimento Urbano – Plano Diretor; Ampliação e melhora na infra-estrutura; Desburocratização, desoneração tributária; Facilidade de pagamento e incentivo à informação; Preferências às micro e pequenas empresas locais nas compras e contratos da Prefeitura; Melhoria na infra-estrutura e incentivo aos produtores de micro e pequenas empresas; Políticas e ações para atrair maior fluxo de turistas; Ações de estímulo à captação de recursos humanos e de empreendedores; Empregabilidade e geração de renda pelo associativismo; Facilidade ao crédito e Ações de apoio às micro e pequenas empresas com foco na preservação do meio ambiente.
Antes da avaliação do documento enviado pela Prefeitura ao Sebrae, dois delegados estiveram em Caraguá e visitaram, em loco, o Mercado Municipal, a Videoteca, com curso capacitação, Avenida Anchieta, acesso ao morro Santo Antônio, loja de venda de produtos de geração de renda entre outros.
Durante a solenidade de premiação será lançado o livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2007/2008” que terá um capítulo apresentando o Prefeito Aguilar e as ações empreendedoras que estão sendo realizadas em Caraguatatuba.

O Prêmio:
O prêmio Prefeito Empreendedor é de âmbito nacional e realizadas etapas estaduais. Os vencedores da etapa Estadual recebem curso para formação de lideranças e troféus. Já os 10 vencedores da etapa nacional vão ganhar uma viagem para a Espanha e Portugal, para conhecerem cidades que têm práticas de sucesso e desenvolvimento econômico e social sustentável. Nesta quinta edição, a inscrições superaram expectativas, tendo 206 projetos inscritos, sendo 198 Prefeituras e 8 Sub-Prefeituras, dessas 98 receberão o Selo Prefeito Empreendedor e dentre eles sairão os vencedores das sete categorias, incluindo o prêmio máximo de Prefeito Empreendedor Paulista.
A comissão julgadora será formada por representantes de diferentes setores da sociedade civil. Entre eles o jornalista e apresentador da Rádio CBN e TV Cultura, Heródoto Barbeiro; o professor da Unicamp e membro do Conselho de Orientação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Carlos Américo Pacheco; a diretora-superintendente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, entre outros.
No Brasil, 1.300 prefeitos e prefeitas inscreveram-se e São Paulo é, pela segunda edição consecutiva, o Estado que apresenta maior número de inscrições. Caraguá receberá o selo junto com as cidades de Ilhabela, São Paulo, São José dos Campos, Santos, Americana, Osasco, Paraibuna, Praia Grande, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, entre outras.

 

Caraguá 09/04/2008 Vitor Miki

Prefeitura abre credenciamento para serviço de castração de animais

Medida visa evitar crias indesejáveis, em mais um programa do Centro de Controle de Zoonoses

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, abriu no início do mês o procedimento para credenciar médicos veterinários ou estabelecimentos veterinários para desenvolver o programa de castração no município.
O credenciamento deverá ser efetuado até o dia 30 de abril, às 15h, protocolando a documentação necessária diretamente no setor de Protocolo da Prefeitura, na rua Luiz Passos Júnior, nº 50, Centro.
De acordo com Guilherme Garrido, chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), essa medida tem como objetivo evitar crias indesejáveis de animais, provocadas pela falta de cuidado dos proprietários.
“Essa é mais uma ação implantada que visa o controle do Centro de Controle de Zoonoses e o próprio bem estar do animal e de seu proprietário”, falou Garrido.
A Prefeitura Municipal de Caraguá se responsabilizará em fornecer um kit básico de medicamentos e material cirúrgico e executará o planejamento geral, triagem e seleção dos interessados, com divulgação e toda orientação necessária à população.
Os médicos veterinários interessados que precisarem de mais informações podem procurar o CCZ, localizado na avenida Ministro Dílson Funaro, 115, Jd. Britânia ou no telefone 3887 6888. O edital já está no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br.

 

Caraguá 26/03/2008 Vitor Miki

Caraguá terá monumento de Santo Antonio

         A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba deu início no último dia 12 a construção do monumento do padroeiro da cidade, no topo do Morro Santo Antonio. A obra estará finalizada até o início de junho.
         O autor do projeto, Irineu Miglidrini, também é o escultor da imagem, que será igual a da igreja Santo Antonio, no Centro da cidade.
         O monumento contará com 15m de altura e terá uma iluminação de fibra ótica, com quatro cores sincronizadas, formadas por lâmpadas econômicas.

        
Assim, a obra será mais um ponto turístico a ser visitado, juntamente com a vista da rampa Sul do Morro Santo Antonio, muito apreciada por turistas, veranistas e moradores de Caraguatatuba.
        
        
        

Caraguá 24/03/2008 Vitor Miki

Caraguá recebeu mais de 100 mil turistas no feriado

         O feriado prolongado de Páscoa agitou Caraguatatuba. Segundo o secretário de turismo, Ricardo Ribeiro, a cidade recebeu do dia 21 até o dia 24, 130 mil pessoas.
         De acordo com ele, a rede hoteleira do município contou com 85% de ocupação. Era possível se deparar com filas de espera em alguns restaurantes.
Além de São Pedro ter colaborado com o bom tempo, que possibilitou a visita às belas praias de Caraguá, a cidade também contou com diversos eventos, destinados para o público de todas as idades.
         Na Sexta-Feira Santa, a Prefeitura Municipal realizou, por meio da FUNDACC (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba), a encenação da “Paixão de Cristo” na Praça de Eventos. Os presentes se emocionaram com o espetáculo dirigido por Adbaílson Cuba, que mostrou os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra.
         O DiverCidade, que teve início no dia 14 de março, incluindo atividades esportivas, atrações musicais e recreação infantil, continuou sendo mais uma opção para os moradores e veranistas da Martim de Sá, local do evento.
         A peça “O Manifesto”, de Brian Clark, com Eva Wilma e Othon Bastos foi realizado no Teatro Mário Covas, que esteve lotado para prestigiar os consagrados atores.
         Quem curte balada pôde se diverir no “Carnafolia... Vem quem guenta”, no Mandhala. O final de semana também contou com a exposição “Núcleo de Arqueologia de Jacareí”, no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e o espetáculo infantil “Abracadabra! A Vida é Mágica”.
               
        
                       

Caraguá 25/03/2008 Vitor Miki

Interessados em ter o próprio negócio no Mercado Municipal já podem se inscrever

         A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba abriu as inscrições para os interessados em concorrer a algum tipo de comércio no Mercado Municipal, que deverá ser inaugurado em breve.
         Os interessados devem se dirigir até a Secretaria de Planejamento, na Prefeitura e fazer a inscrição prévia para participar da licitação.  O prefeito José Pereira de Aguilar, preocupado com a população de Caraguá, quer possibilitar a participação de pessoas físicas e de comerciantes, inclusive os mais humildes, que queiram ter seu próprio empreendimento.
         O Prefeito está determinado a fazer do Mercado Municipal um centro de comércio e abastecimento de muito sucesso. “O objetivo é trazer para o Mercado o que há de melhor em nossa cidade, e não ser seletivo pela capacidade financeira, pois certamente, a qualidade do trabalho e a experiência das pessoas são mais importantes”, comentou Aguilar. “Temos que valorizar o nosso povo”, concluiu.

 

 

Caraguá 14/03/2008 Vitor Miki

Operação Praia Segura é realizada com sucesso em Caraguá

Foram contratados neste ano 25 guarda vidas temporários, que vigiaram diariamente 25km de praia do município

A operação Praia Segura, realizada em Caraguatatuba através do 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista, encerrará no dia 25 de março, e os números comprovaram a eficiência do trabalho realizado na costa do município.
Do início do trabalho, em novembro de 2007 até esta semana, foram feitos 150 salvamentos, incluindo casos clínicos, acidentes em praia, socorro de local de risco e salvamento de afogados.
O Salvamar Paulista tem como objetivo prevenir os acidentes marítimos. A operação contou com a contratação de 25 guarda vidas temporários, que atuaram em dez praias da cidade, vigiando diariamente 25km da costa, o equivalente a 92% de praias.
Em um comunicado oficial, João Batista de Castro Rapaci, comandante do Posto de Bombeiros Salvamar, se mostrou satisfeito com a ajuda recebida pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
“Agradecemos o apoio prestado pelo prefeito José Pereira de Aguilar, que aceitou nossa proposta de contratar os guarda vidas temporários e preocupado com a segurança dos moradores de nossa cidade e com os turistas que aqui freqüentam, o prefeito inovou e contratou por quatro meses os guarda vidas, deixando as praias mais seguras e protegidas”, diz um trecho da carta.
A atividade de guarda vidas é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiro, através do Salvamar Paulista, cujo efetivo é de 566 profissionais, distribuídos em 14 municípios litorâneos paulistas.
Os guarda vidas temporários foram selecionados através de um concurso, passando a receber posteriormente treinamentos onde aprenderam a desenvolver técnicas de conhecimentos sobre o mar.
Segundo o Grupamento de Bombeiro de Caraguá, apenas uma morte por afogamento foi registrada. O óbito ocorreu no rio que desemboca no rio Mococa. A vítima do interior do Estado tinha 5 anos de idade.

Caraguá 13/03/2008 Vitor Miki

CaraguaPrev ganhará novo prédio

Os pensionistas e aposentados que usufruem do CaraguaPrev contarão até o final deste ano com uma nova sede, na rua Santa Cruz, ao lado da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Atualmente, o prédio do órgão, que se localiza na rua São Benedito, não apresenta a estrutura completa, para dar mais comodidade aos usuários. A sede a ser construída terá cerca de 400m².
Existirá no novo local acesso aos cadeirantes, banheiro para os portadores de deficiência, sala médica para perícia e uma sala de reunião.
Para Francisco Conceição, presidente do CaraguaPrev, essa mudança é necessária para o instituto se adequar as normas necessárias na lei, para o bem estar dos deficientes. “Teremos um local de acordo com a nossa necessidade. Todo órgão público tem que ter essa acessibilidade”, afirmou.
Mais de 300 aposentados e pensionistas e aproximadamente 2 mil assegurados são usuários do CaraguáPrev atualmente.

 

Caraguá 13/03/2008 Rosana Castro

Sebrae terá palestra gratuita sobre Marketing do Relacionamento em Caraguá

A palestra é gratuita, e para participar, basta fazer inscrição no PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor – Sebrae, de Caraguá. Podem participar da capacitação empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores e empresários em geral

O PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor SEBRAE, de Caraguatatuba, que funciona com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SECAD – Secretaria de Administração, está com inscrições abertas para a palestra “Marketing do Relacionamento na Conquista e Manutenção de Clientes”.
A capacitação acontecerá no dia 2 de abril (quarta-feira), às 19h, na sede da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, com duração total de 2 horas.
Destinada a empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores e demais interessados em assuntos ligados ao marketing, a palestra será gratuita.
Segundo o Posto Sebrae de Caraguá, o número de vagas é limitado, sendo necessário realizar a inscrição com antecedência. Entre as principais questões a serem discutidas no evento, que terá como palestrante Roberto Lessa, destaca-se a definição de Marketing Direto - suas ferramentas principais e aspecto de uma campanha de fidelização de clientes, entre outros.
Mais informações sobre esta capacitação do SEBRAE podem ser obtidas no Posto de Atendimento ao Empreendedor, que fica no prédio da SECAD, na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro, ou ainda pelo telefone (12) 3897-8198.

 

Caraguá 17/03/2008 Rosana Castro

Palestra de sensibilização ao EMPRETEC do Sebrae acontece em Caraguá

A capacitação é destinada a empresários, gerentes encarregados , supervisores, futuros empresários e sucessores na empresa familiar. A entrada é franca e para garantir uma vaga na palestra é preciso efetuar a inscrição com antecedência no SEBRAE

O PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, de Caraguatatuba, administrado por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECAD – Secretaria de Administração, está com inscrições abertas para a palestra “Sensibilização ao EMPRETEC”, que será ministrada por Nestor Michelin, no dia 8 de abril, às 19h, na sede da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
A capacitação é destinada a empresários, gerentes, encarregados, supervisores, futuros empresários e sucessores em empresas familiares e terá entrada franca. Segundo informações do Posto de Atendimento ao Empreendedor as vagas são limitadas sendo necessário efetuar inscrições com antecedência.
Dentro do conteúdo programático da palestra, que terá carga horária total de 2 horas/aula, será apresentado aos participantes o EMPRETEC, com o objetivo de buscar a adesão de pessoas que despertar em si ou mesmo aperfeiçoar suas características empreendedoras e aplicá-las de forma competitiva no mercado.
Para obter maiores informações ou inscrever-se para a palestra de Sensibilização do EMPRETEC, basta comparecer ao Sebrae de Caraguá, que fica na rua Siqueira Campos nº. 44, no Centro (no prédio da SECAD) ou ligar para o telefone (12) 3897-8128. Participe!

Caraguá 13/03/2008 Rosana Castro

Curso de manipulação de alimentos do CRESANS está com inscrições abertas em Caraguá
Foto: Gianni D'angelo

Todo mês o CRESANS abre uma nova turma do curso de Manipulação de Alimentos. Os cursos de março e abril já estão com as vagas preenchidas, no entanto, as inscrições para turmas de maio e junho continuam abertas

O CRESANS – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que funciona em Caraguá por meio de uma parceria com o Governo do Estado, e atende, com o apoio e estrutura da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizará no final do mês o curso de Manipulação de Alimentos, com a sexta turma, de 25 a 27 de março, das 13h às 17h.
Conforme explicou a nutricionista Aline Roberta Garcia de Souza, as pessoas têm procurado o CRESANS para inscrição na capacitação, que deve ser feita por proprietários e funcionários de bares, restaurantes, quiosques e outros segmentos alimentícios, incluindo vendedores ambulantes.
“Para se ter uma idéia da grande procura pelo curso, as pessoas tem vindo ao CRESANS e não tem conseguido fazer inscrições para o curso que acontece agora no final de março. Já preenchemos as turmas de março e abril”, explicou Aline, completando que, “é bom destacar que o CRESANS já está com inscrições abertas para as turmas do curso de manipulação de alimentos dos meses de maio e junho, e como já temos datas definidas, pedimos aos interessados em participar da capacitação, que entrem em contato conosco”, enfatizou a nutricionista.
Segundo a responsável pelo curso, para trabalhar regularizado, podendo ser avaliado positivamente pela equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, o participante deve fazer este curso, porque somente depois disso é entregue o selo que qualifica esse trabalhador para trabalhar no comércio de alimentos.
O curso de Manipulação de Alimentos é feito por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o CRESANS, e as próximas capacitações acontecem de 22 a 24 de abril, 27 a 29 de maio e 24 a 26 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CRESANS que fica na Avenida Maria Carlota nº 359, no Massaguaçu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3884-1647. Participe! 

Palestras no CRESANS

Além do curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, o CRESANS oferece mensalmente palestras variadas ligadas à área nutricional, sempre das 14h às 17h. Confira o calendário de abril:
02/04 – Alimentação balanceada e equilibrada
03/04 – Obesidade
08/04 – Diabetes
09/04 – Hipertensão
15/04 – Dislipidemia

Caraguá 13/03/2008 Vitor Miki

População contente com serviço prestado pelo Procon
Fotos: Gustavo Grunewald

O Procon de Caraguatatuba montou nesta quinta-feira 13, uma tenda na Praça Cândido Motta em comemoração ao dia do consumidor. É a sétima vez que ocorre essa mobilização, que agrada os moradores da cidade.
A procuradora do Procon, Dra. Luci Machado Pinto, se mostrou feliz com o trabalho realizado por toda a sua equipe, que trabalha de forma integrada, quando todos conhecem os casos que passam pelo órgão, e que em sua grande maioria apresenta resultado satisfatório.
A satisfação com o Procon é compartilhada por aqueles que usaram o serviço. “O Procon é jóia. Costumo dizer que a justiça é o Procon, meu caso aqui foi bem resolvido”, falou a aposentada Maria Istael Rodrigues, que garantiu propagar o trabalho feito pelo órgão.
Veterana em acionar o Procon, a comerciante Ana de Lourdes da Silva também garantiu ter suas causas ganhas, através da equipe da Dra. Luci, e também ressaltou a eficiência. “O serviço dessa turma é ótimo. Outra vez meu caso foi resolvido e com resultado rápido. É sensacional. Essa equipe está de parabéns”, comentou.
Luci Machado Pinto acredita que essa é uma boa oportunidade de prestar esclarecimentos à população de Caraguá. De acordo com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, essa iniciativa também ocorrerá em mais de 200 cidades que têm parceria com o órgão, tendo como objetivo principal, proporcionar ao consumidor mais conhecimento sobre a telefonia móvel e fixa.
Segundo a procuradora, mais de 300 pessoas compareceram à praça Cândido Motta e receberam além do atendimento especial, folhetos, folders, material explicativo e esclarecimento sobre a Defesa do Consumidor.
O secretário de Administração de Caraguatatuba, Pedro Ivo de Sousa Tau, também passou pelo local para prestigiar o dia do consumidor. Além dele, a primeira responsável pelo Procon na cidade, Maria Aparecida Timóteo, compareceu à praça e foi muito bem recebida pelos presentes no momento.

 

Caraguá 12/03/2008 Rosana Castro

Caraguá parcela dívidas de IPTU em até 60 vezes com valor mínimo de 10 VRM por mês
Foto: Gianni D'angelo

Procurando o setor de Dívida Ativa, o munícipe com IPTU atrasado tem a possibilidade de parcelar sua dívida em até 60 vezes dependendo do valor devido. A parcela mínima é de 10 VRM, o que equivale a R$ 20,00

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do setor de Dívida Ativa realiza ao longo do ano o parcelamento de dívidas anteriores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além de parcelar o imposto de 2008 em até 11 vezes com vencimento sempre no dia 20 de cada mês.
Segundo explicou a chefe da seção de Dívida Ativa, Cleusa Dias de Maceno, as dívidas relacionadas a IPTU podem ser parceladas em até 60 meses. O valor mínimo para pagamento é de R$ 20,00 mensais, equivalente a 10 VRM (Valor de Referência do Município). “O parcelamento varia conforme o valor devido, mas é possível adiantar que ao comparecer à prefeitura, o proprietário de imóvel pode pagar a taxa de R$ 7,30 relativa ao requerimento de carnê e sair com o parcelamento no mesmo dia, podendo inclusive escolher o melhor vencimento, entre as datas 10, 20 e 30 de cada mês”, explicou.
Vale lembrar que os moradores que têm imóveis em processo de execução fiscal, ou seja, que tenham impostos devidos desde antes de 2003, também existe a possibilidade de parcelamento. “Para dar entrada no parcelamento de imóveis em execução, a pessoa precisa comparecer à Procuradoria Fiscal e pagar a vista as custas processuais. Fazendo-o, é possível liberar o valor devido para parcelamento.
Para maiores esclarecimentos sobre dívidas e parcelamento de IPTU basta procurar a seção de Dívida Ativa, no paço municipal ou ligar para o telefone (12) 3897-8182.

Caraguá 12/03/2008 Vera Teixeira

Associação dos Moradores do Morro do Algodão inicia o ano com diversos cursos para a comunidade
Fotos: Divulgação AMMA

Além dos cursos, a associação presta outros serviços à comunidade como consulta com advogado às quartas-feiras; sessão de cinema às sextas-feiras, além de atendimento ao público para reivindicações e reclamações às segundas-feiras

         A AMMA – Associação dos Moradores do Morro do Algodão iniciou o ano com nova diretoria e diversos cursos para a comunidade. Empossada em janeiro, a chapa é presidida por Valdirene Marcos; vice-presidente Kátia Alves Cabral; 1º secretário, Raiza Santos Ferreira; 2º secretário, Manoel Cursino dos Reis, que também trabalha com a parte esportiva do bairro; 1º tesoureiro, Thatiane dos Santos e 2º tesoureiro, Maria Aparecida dos Santos.
         As atividades foram iniciadas com cursos de cabeleireiro, manicure e depilação, balé, teatro, manga, grafitagem, pintura em azulejo, dança de rua, dança de salão, violão, taboa, cerâmica, capoeira, corte de cabelo e passa fita.
         “A novidade este ano são os cursos artesanais, como crochê, biscuit, jornal e conchas, que estão com inscrições abertas. Para os cursos de manicure e depilação ainda temos algumas vagas”, disse a presidente da AMMA, Valdirene Marcos.
         Segundo Valdirene, para que esses cursos fossem oferecidos à comunidade, a associação conta com a parceria da Prefeitura por meio das secretarias de Educação e Assistência Social; Fundo Social de Solidariedade; FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba; Instituto Supereco e CMDCA – Conselho Municipal da Criança dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Sem essas parcerias seria impossível levar para a nossa comunidade todos os cursos, que têm como objetivo gerar renda para as famílias. Além dos cursos, este ano, conseguimos reformar a sede da associação, para que os alunos e os professores tenham mais conforto”, ressaltou Valdirene.
         Além dos cursos, a associação presta outros serviços à comunidade. Toda segunda-feira, os moradores podem procurar a associação para fazer suas reivindicações e falar sobre os problemas do bairro. Durante a semana a diretoria dará o retorno das questões levantadas. Já nas quartas-feiras a AMMA conseguiu uma advogada para atender a comunidade na sede da associação. Para isso é necessário que o interessado agende com um dia de antecedência. Todas as sextas-feiras a associação faz um sessão de cinema para os moradores das 19h às 21h.
         A Associação de Moradores do Morro do Algodão fica na Avenida Guilherme de Almeida, 862.
 

Caraguá 12/03/2008 Vitor Miki

Prefeito de Caraguá reivindica uma sede do Poupatempo na cidade

O programa do governo reúne em um único local diversos órgãos e empresas prestadoras de serviços, com atendimento rápido para toda a população

O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, solicitou na última terça-feira, 11, ao secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, a implantação de um Poupatempo no município, que atenderia todo o Litoral Norte.
Segundo Beraldo, 14 cidades do estado serão beneficiados com uma sede e ficou de estudar a reivindicação feita por Aguilar, que fez o pedido diretamente ao secretário, quando se encontraram no programa Antonio Leite, da Band Vale.
Empenhado em ajudar Caraguá, o deputado estadual Padre Afonso, do PV (Partido Verde), ficou de acompanhar a solicitação, entendendo a necessidade do município e da região em contar com um Poupatempo.
A reivindicação do prefeito mostra a preocupação com as pessoas que precisam se deslocar para usar o serviço. A sede mais próxima fica em São José dos Campos, há mais de 80km de Caraguatatuba, que é a passagem daqueles que saem de Ubatuba, São Sebastião e IlhaBela.
O programa do governo do Estado de São Paulo reúne em um único local diversos órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, oferecendo aos cidadãos atendimento eficiente e rápido.
A população tem acesso a mais de 400 serviços nos postos. Os mais solicitados são: emissão de RG, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e renovação de CNH.
Atualmente existem 11 Poupatempo fixos espalhados pela capital paulista, Grande São Paulo e interior, além de sete postos móveis, que prestam atendimento itinerante na região metropolitana e outras cidades do Estado.
De acordo com a Secretaria de Gestão Pública, são feitos mais de 85 mil atendimentos diários, diretamente nos postos do Poupatempo.

 

Caraguá 12/03/2008 Vitor Miki

GAC comemora 10 anos em Caraguá

O GAC (Grupo de Apoio Civil) Albatroz fará aniversário no dia 15 de março, quando completará 10 anos de fundação, de muitos serviços prestados à comunidade caraguatatubense.
A entidade, que trabalha de forma voluntária, sem fins lucrativos, presta serviços emergenciais. Apóia os eventos sociais, como o multiação, além de ajudar em realizações do esporte e turismo, auxiliando na segurança de área, juntamente com o Corpo de Bombeiros e também a Ditran – Divisão de Trânsito.
Atualmente, o GAC conta com 124 inscritos, sendo cerca de 80 participantes ativos, que nessa uma década de existência, já prestou muito socorro em matas da região.
Maísa Nascimento de Oliveira Silva, presidente da entidade, se emociona ao falar do trabalho que é feito pelo Grupo de Apoio. “É uma satisfação ver um filho nascer e hoje completar 10 anos. É bom ver que tanta gente participou desse grupo e também, que muitas pessoas foram ajudadas”, comentou.
Com a intenção de formar seres humanos de bem para o futuro, a entidade criou agora o GAC Mirim, que já conta com 79 crianças, que aprenderão a respeitar o civismo, perdido no passar dos tempos.

 


Caraguá 12/03/2008 Rosana Castro
Caraguá será beneficiada com reivindicações da Frente parlamentar da região ao Governo do Estado

Foto: Gianni D'angelo



Entre as reivindicações levadas ao governador José Serra está a aceleração no término das instalações nos ambulatórios de especialidades, que ainda este ano serão entregues às quatro cidades do Estado, entre elas Caraguatatuba Deputados estaduais que representam a frente parlamentar da região, entre eles Mozart Russomano, estiveram nesta semana com o governador do Estado de São Paulo, José Serra, com uma lista de reivindicações, as quais se atendidas, beneficiarão as regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Na área da saúde, o governador Serra acenou positivamente com relação ao investimento em infra-estrutura, e nesse segmento, Caraguá será uma das cidades beneficiadas, já que ainda neste ano, o governo do estado se comprometeu a concluir a instalação do Centro de Especialidades, localizado no bairro Indaiá. Outros itens da listagem entregue pelos parlamentares do governador Serra incluem mais dois benefícios à cidade, entre eles o contorno de estrada Caraguatatuba - São Sebastião, incluso no pacote de melhorias da Rodovia dos Tamoios, a Adoção da Política de Desenvolvimento para o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, além da duplicação da Rodovia dos Tamoios.
Segundo explicou o deputado Mozart Russomano, o Governo Estadual tem demonstrado interesse em atender a região. “O governador deixou bastante claro que vai priorizar a saúde e tem feito vários investimentos na região. Inclusive a Santa Casa de Caraguá foi uma das maiores beneficiadas nos últimos tempos. Outra promessa foi a entrega do ambulatório de especialidades. Com relação ao contorno de estrada Caraguá - São Sebastião, e as melhorias na rodovia dos Tamoios, isso beneficiará o turismo.
Para que as benfeitorias sejam recebidas de maneira adequada, é necessário agora, que cada prefeito faça sua parte, em todas as áreas beneficiadas pelo Estado, como Saúde, Infra-estrutura, entre outros”, finalizou.

Caraguá 11/03/2008 Vitor Miki

Rodoviária de Caraguá recebe reforma

As melhorias que começaram a serem feitas no início de 2007, estarão totalmente concluídas até o final deste ano

Caraguatatuba vem se desenvolvendo. Com o crescimento, há a necessidade de se fazer um município mais bonito e oferecer bem estar aos moradores e freqüentadores. Ciente disso, a cidade acompanha esse desenvolvimento.
O Terminal Rodoviário Aldo Navarro Magalhães vem passando por reformas há um ano e as melhorias já são explícitas no local, que teve a ampliação de aproximadamente 20m por 70m.
Além do aumento no tamanho, foi construída também uma área de embarque e desembarque e uma passarela coberta que possibilita o acesso ao ponto onde passam os ônibus urbanos. A rodoviária de Caraguá não ganhou só em beleza. Visando a segurança, foi feito um muro na parte frontal do Terminal.
Segundo Edvards Carvalho Ferreira, gerente da RIEIRA, administradora da rodoviária, as reformas continuarão para que a obra possa ser entregue até o final deste ano.
Ele conta que foi preciso passar a temporada para seguir os trabalhos. “Passada a época de movimento intenso, agora nós reformaremos o piso e o banheiro. Teremos uma estrutura nova aqui”, falou Ferreira.
Para passar o tempo daqueles que aguardam seus ônibus ou pessoas na rodoviária, serão construídos quiosques na nova praça do Terminal, que serão cuidados pela Prefeitura Municipal e destinados ao artesanato de Caraguá.
Os taxistas que trabalham no local fizeram elogios às mudanças na rodoviária. “Com essa reforma, melhorou em 100% para nós. Foi ótima a cobertura feita, Não tomamos mais chuva e os passageiros passaram a ter muito mais comodidade”, disse Bajas Fernandes, que opera no Terminal há 17 anos.
De acordo com os motoristas de táxi, houve um aumento significativo de usuário dos veículos. Eurico Barroso, também taxista ressaltou a importância do trabalho realizado. “Caraguá estava precisando dessa melhoria. Todos saem ganhando”, concluiu.

 

Caraguá 11/03/2008 Rosana Castro

Banco do Povo oferece crédito para regularização de firma em Caraguá

Desde sua implantação em Caraguá, o Banco do Povo, que tem contribuído com a melhoria de negócios de pequenos e micro empresários. Entre as principais novidades estão os créditos para regularização de firmas e para artesão credenciados pela SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades)

O Banco do Povo, que funciona na sede do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, com uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SECAD), está oferecendo duas novas linhas de crédito, além das existentes para pessoa física ou jurídica. Agora, qualquer empresário que ainda trabalhe na informalidade pode ser beneficiado pelo Banco do Povo, para regularização de sua empresa. Segundo o agente de crédito do Banco do Povo de Caraguá, Elivelton dos Santos, esse tipo de empréstimo, além de ter juros de somente 1%, oferece outra vantagem. “Com este crédito, o empreendedor regulariza seu negócio, podendo tornar-se então um fornecedor em potencial de empresas grandes que estão vindo para a cidade. Um grande exemplo disso é a obra da Base de Gás”, destacou Santos. Fora isso, o Banco do Povo está oferecendo também uma linha de crédito para artesãos credenciados pela SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.
Segundo Santos, os créditos concedidos em Caraguá variam bastante. “Os empréstimos podem ser feitos tanto a uma costureira, que trabalha na informalidade, como a um micro-empresário que possui um pequeno comércio e ainda não conseguiu regularizar-se. Fora isso, o Banco do Povo também financia valores para associações e cooperativas, sendo que a taxa de juros é a menor em termos de financiamento, ou seja, apenas 1%”.
Segundo ele, só em Caraguá, o Banco do Povo já emprestou mais de R$ 1 milhão desde a abertura da agência, em 1999. “É importante ressaltar que temos dinheiro e queremos emprestar, basta que os pequenos comerciantes, inclusive os informais, procurem o Banco do Povo e tenham em mente o que desejam financiar”, disse.
Para os trabalhadores informais, como costureiras, por exemplo, o Banco do Povo oferece financiamentos de R$ 200,00 a R$ 5 mil, tanto para pessoa física quanto para jurídica. Já as associações e cooperativas têm a possibilidade de emprestar do Banco do Povo, de R$ 200,00 a R$ 25 mil, não podendo ultrapassar a quantia de R$ 5 mil por associado ou cooperado.

Como conseguir uma linha de crédito no Banco do Povo?

Um dos principais quesitos para obter o financiamento pelo Banco do Povo é residir em Caraguá (é necessária a comprovação) e estar produzindo no município há pelo menos 6 meses. Caso a pessoa interessada no empréstimo possua firma aberta, é necessário comprovar por meio de documentação.
Outro ponto importante para que a negociação seja feita é a presença de um avalista, que no caso pode ser um parente de 1º grau da pessoa que está fazendo o financiamento (não podendo este, morar na mesma residência).
Para a assinatura do crédito (e aprovação) é necessário que o interessado apresente dois orçamentos daquilo em que pretende investir (adquirir), e, dada a entrada na documentação, após a aprovação do financiamento, o valor emprestado leva em média 15 dias para estar disponível. Toda essa transação é feita por meio da Nossa Caixa.

Para comerciantes de Caraguá

Para os comerciantes com firma aberta, além da comprovação de residência e trabalho em Caraguá há pelo nos 6 meses, é preciso apresentar documentação de firma aberta, contrato social e alterações no cartão CNPJ. São necessárias ainda as inscrições municipal e estadual, CPF e RG dos sócios e cônjuges (se tiver), certidão de casamento (se houver). Do avalista, o Banco do Povo necessita dos documentos pessoais, comprovantes de residência e renda, CPF e RG do cônjuge e certidão de casamento (se houver).
O pequeno comerciante ou trabalhador informal não precisa ter firma aberta para solicitar um financiamento. É necessário somente a apresentação de CPF, RG, certidão de casamento, comprovação de residência e dois orçamentos, além dos documentos do avalista. Todas as informações sobre as linhas de crédito do Banco do Povo podem ser obtidas pelos telefones (12) 3883-1682 ou 3882-5211, ou na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao Fórum de Caraguá.


Caraguá 11/03/2008 Vera Teixeira

Curso sobre AUDESP acontece nos dias 12 e 13 em Caraguá
        
         A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração/Setor de Treinamento, realizará nos dias 12 e 13 de março, no Teatro Mario Covas, um curso sobre a AUDESP – Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos. No primeiro dia, o curso acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h30 e no segundo dia, os participantes terão orientação das 8h30 às 12h, totalizando 10 horas de curso. 20 servidores municipais das diversas secretarias da Prefeitura irão participar do curso.
         Para a realização do evento, a Prefeitura conta com a parceria das empresas de consultoria CONTARES, GEPAM e a empresa de software 4R para ministrarem o curso.
         O projeto AUDESP é uma iniciativa do Tribunal de Contas, que tem como objetivo dar atendimento as alterações introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecendo uma nova forma de códigos contábeis. Este método proporcionará uma coleta de dados e informações com mais agilidade e qualidade.
         O tribunal de contas do Estado de São Paulo tornou obrigatório que as Prefeituras e Câmaras, Autarquias e Órgãos Indiretos, ligados à Administração Pública prestem contas eletronicamente por meio do sistema AUDESP.

O que é AUDESP:
O projeto de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que objetiva, através do curso de tecnologia da informação, aprimorar os procedimentos de coleta de dados e informação dos fiscalizados, buscando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade dos dados e como conseqüência natural, o cumprimento da missão constitucional de fiscalizar e controlar as contas públicas paulistas, com o máximo grau de eficiência e eficácia, em benefício da sociedade.
         O objetivo é disponibilizar para os envolvidos, com o processo de fiscalização, um banco de dados contendo informações de cada órgão, em especial a sua contabilidade, com conteúdo padronizado e atualizado diretamente pelos próprios órgãos objetos de fiscalização. As informações constantes no banco de dados resultante desse processo serão também disponibilizadas via internet ao público em geral.
         O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187, bairro Indaiá. Mais informações podem ser obtidas na FUNDACC pelos telefones 3883-7555 ou 3883-3737 com Gláucia.


Mais notícias, clique aqui...